veios maromba

Antigamente a musculação era vista apenas como uma maneira de adquirir um corpo bonito, musculoso, exuberante e praticada sobretudo por jovens. Mas esses conceitos mudaram radicalmente. Atualmente, a musculação é uma atividade indicada para idosos, pois se sabe que o treinamento com pesos é eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, além de contribuir para o fortalecimento de articulações, ligamentos e tendões. Tem como objetivo aumentar a massa muscular, densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado à força, melhorando as condições funcionais do idoso, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição, facilidade e sem a dependência de terceiros.
A musculação é de grande valor, também, na vida social dessa faixa etária, pois é praticada em locais movimentados, possibilitando uma forma de interação/comunicação no próprio ambiente. Assim, melhora a autoestima ao inserir o idoso em novas atividades. Quanto mais cedo ela for iniciada, melhores serão os resultados. Além de tudo, pode ser começada a qualquer momento da vida, desde que os exercícios sejam perfeitamente adequados e orientados por um profissional habilitado.
Com o passar dos anos a força diminui cada vez mais e, se o indivíduo não se exercitar, tenderá a ter maior comprometimento nas suas ações diárias. A força é um fator importante para as capacidades funcionais como subir e descer escadas, sentar-se numa cadeira, entre outras coisas. Logo é importante mantê-la por meio da prática de atividades físicas regulares, como a musculação, pois ela é vital para a saúde tanto física como mental, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.
Associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio, reduz significativamente os riscos cardíacos, os riscos de quedas, a osteoporose e as incapacitações físicas, ajudando a prevenir ou solucionar o sobrepeso e melhorando a postura e o condicionamento psíquico.
Por isso, o objetivo principal da atividade física para o idoso é a manutenção de um estado suficientemente saudável – perfeitamente equilibrado – que possibilite a normalização da vida e afaste os fatores de risco de patologias na terceira idade.

Baseado em:
1.Benefícios da musculação na terceira idade; Beneficios de la musculación en la tercera edad; Fabio Henrique Nakada Coelho, Bruno Vitorio de Almeida Natalli, Profª. Ms. Solange de Oliveira Freitas Borragine. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010.

2.Revista da EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM 7(1):35-40,1996. MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE 1 Tânia Rosane Bertoldo Benedetti , Aluisio Luis Benedetti.
3. PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA POPULAÇÃO IDOSA EM ACADEMIAS Cleber Júnior de Araújo, Rodrigo Rocha Sales, Nozelmar Borges de Sousa Júnior.

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